Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

FESTA DAS COLHEITAS - Magusto típico e espetáculos musicais de Sérgio Mirra e 4 Mens animam primeira noite!

Quem passa por Vila Verde não tem dúvidas que a Festa das Colheitas está em força para mais uma edição. Após abertura e inauguração oficial na tenda das Conferências, no decorrer da tarde de ontem (3 de outubro), a conhecida rainha das Colheitas não perdeu tempo e começou, logo de seguida, a apresentar as potencialidades e as qualidades gastronómicas do concelho através da 4ª Festa do Cogumelo e da 13ª edição do Festival Gastronómico, ambas realizadas no Recinto da Feira Mostra. Por essa altura, o espaço estava já preenchido por vários vilaverdenses e visitantes curiosos e cheios vontade de desfrutar dos primeiros momentos da programação cultural. O Dia das Colheitas prolongou-se pela noite fora com o tradicional magusto típico, com vinho regional e as castanhas 'quentes e boas', bem como dois espetáculos musicais, Sérgio Mirra e 4 Mens, que encheram o recinto de energia e boa disposição.

 

Magusto tradicional: recordar o verdadeiro sabor das castanhas

Já com o corpo bem reforçado das iniciativas gastronómicas anteriores foram várias as pessoas que deixaram um espaço no estômago para degustar as tradicionais castanhas assadas. Por volta das 21h00, o cenário noturno foi invadido pelas labaredas de cores fortes com muita gente em roda para ver o famoso magusto típico. Lume pronto, chegou a hora de colocar as castanhas. O calor da fogueira juntava cada vez mais público não só para reavivar a memória da prática comum do passado, mas também com a intenção de provar e deliciar-se com a sobremesa. Generosamente, a organização começou a distribuir, em folha de jornal, as saborosas castanhas acompanhas por um vinho regional de categoria. Por lá, viveram-se instantes de grande partilha e convívio com os espectadores nutridos de entusiasmo e cheios de vontade de reviver a tradição que tanto caracteriza o mundo rural. Importa também realçar a participação das rusgas populares na atividade, pois foram elas que impulsionaram um clima de festa com maior intensidade.

 

Uma noite cheia de ritmo e calor musical

Sempre de mãos dadas com os motivos dos Lenços Namorar Portugal, Sérgio Mirra foi o primeiro grupo artista musical escolhido para pisar o palco da Festa das Colheitas. O cantor multi-instrumentista de cordas, juntamente com os seus músicos, apresentou vários temas da música tradicional. O espetáculo revelou-se um autêntico hino à música popular com vários espectadores a dançar alegremente. Foi também uma oportunidade para o público presente ouvir um conjunto de canções típicas de cada canto do país, do norte ao sul e passando pelas ilhas. Sérgio Mirra, um dos muitos talentos da casa, mostrou desta forma dar nome por um projeto com uma identidade própria e muito pessoal, onde se vê uma clara mistura de ritmos diversificados.

A segunda atuação foi entregue à banda ‘4 Mens’, que originou diversos momentos de diversão através da boa música portuguesa. O concerto contou também com a presença de outros instrumentos, como a bateria, guitarra e o tradicional cavaquinho e a presença de duas bailarinas que ajudaram a cativar desde do primeiro minuto a plateia. O primeiro dia da Festa das Colheitas encerrou assim, com muita dança e animação, deixando já o sinal do que se pode esperar para os restantes dos dias.

Município de Vila Verde, 4.10.2018

 

GALERIAS FOTOGRÁFICAS

 

MAGUSTO TRADICIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPETÁCULO SÉRGIO MIRRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPETÁCULO 4MENS