Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

ROTA DAS COLHEITAS - Arraial Melão Casca de Carvalho anima Soutelo com muita música e ‘boa comida’

A 9ª edição do Arraial Casca de Carvalho ganha vida já no próximo fim de semana (10 a 12 de agosto). Na zona do Ténis, Soutelo apresentará à população momentos de folia com muitos ‘comes e bebes’ à mistura. A festa recebe sempre milhares de pessoas e, como já é habitual, além da população local há muitos emigrantes que se juntam e que aproveitam a ocasião para conviver com pessoas que já não vêm há muito tempo. A Junta de Freguesia prepara, então, três dias consecutivos de um genuíno convívio minhoto, onde não faltará a gastronomia regional e a música popular. A ‘boa pinga’ e a ‘boa comida’ são garantidas com porco no espeto, sardinhada e vinho verde em cima da mesa, entre outras iguarias regionais. O Arraial do Melão Casca de Carvalho é organizado pela Junta de Freguesia de Soutelo e integra a IX edição da Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

O presidente da Junta de Soutelo, Filipe Silva, as expectativas para o arraial são altas, uma vez que “já é habitual termos uma boa afluência nos anos anteriores... penso que, se as condições atmosféricas ajudarem, este ano não vai ser diferente!”. Filipe Silva recorda que, além do ambiente de animação e convívio, a festa procura divulgar e promover o fruto típico da freguesia, também com o objetivo para reavivar esta prática agrícola. Há uma necessidade de incentivar os mais novos a ter interesse pelo cultivo para garantir a continuidade da iguaria que já é produzida há décadas junto às margens dos rios que atravessam a freguesia de Soutelo, concluiu o autarca.

O programa do conhecido arraial é bem sugestivo. Os soutelenses e todas as pessoas que vêm de fora serão brindadas com diferentes momentos musicais em espírito de confraternização. O grupo Sétima Vaga abre as portas da festa pelas 22h e está mais que preparado para divertir a malta com diversos géneros musicais. No dia seguinte, é a vez de Maria Celeste. A conhecida cantora de desgarradas cantará as quadras cheias de boa disposição. Mais tarde, há after hours para agradar à mocidade. O jovem Dj Regy F tocará à 00h30 e está pronto para animar os mais novos.

Domingo é o último dia, mas a festa continua. Durante o período da manhã, há dois passeios, Passeio de Motorizada Moto Melão e o Passeio a Cavalo, que levarão todos os participantes a conhecer e desfrutar da beleza natural da região. Na parte de tarde, a animação musical começa com encontro de folclore. Em palco, haverá atuações de dois ranchos da região (Rancho Folclórico de Cabanelas e o Rancho Folclórico de Lago) com o início marcado para as 17h. O arraial fecha com o cantor Ângelo Veloso, mais conhecido por ‘Anjinho’, e com as desgarradas de Diana Monteiro. O início do espetáculo está marcado às 22h.

Município de Vila Verde, 8.8.2018