Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

SANTO ANTÓNIO - Música, etnografia e cerimónias religiosas atraíram milhares a Vila Verde no terceiro dia das festas concelhias de Vila Verde

A edição de 2018 das Festas Concelhias em Honra de Santo António continua a arrastar um autêntico mar de gente a Vila Verde, que se afirma como uma terra de tradição. Uma terra que valoriza e celebra o legado cultural e nele funda os alicerces necessários para construir e sustentar um futuro mais próspero. O dia de ontem, 10 de junho, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, não foi exceção. Os espetáculos de música ao vivo, o desporto, a etnografia e as cerimónias religiosas garantiram um programa rico e diversificado, que atraiu milhares de pessoas a Vila Verde. Uma mostra da genuína cultura minhota, que permitiu, em simultâneo, promover o território e dinamizar a economia local.

 

Perto de 100 pessoas na "Caminhada de Aboim da Nóbrega a Santo António Mixões da Serra"

As atividades do 3º dia de Festas de Santo António começaram logo pela manhã, com a Caminhada de Aboim da Nóbrega a Santo António Mixões da Serra. Foi a primeira vez que se realizou a atividade, que se revelou um autêntico sucesso, com cerca de 100 participantes que, durante quatro horas, tiveram a oportunidade de apreciar vários pontos de interesse. Os moinhos, cascatas, o tão conhecido Fojo do Lobo e o Santuário de Mixões da Serra fizeram parte do percurso e da componente histórica da caminhada.

Esta atividade teve como objetivo promover as terras do Concelho de Vila Verde, incentivar o exercício físico e o contacto com a natureza. Além disso, visou, também, dar a conhecer a Festa de Santo António Mixões da Serra, que se celebrou ontem, onde os fiéis pedem a bênção dos seus animais, numa tradição já secular.

 

Missa Solene em Honra de Santo António em Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas

Celebrada pelo Padre Artur Gonçalves, a Missa Solene em Honra de Santo António encheu a Igreja Matriz com centenas de fiéis.

A celebração foi cantada pelo Grupo Coral da Igreja de Vila Verde e pela Academia de Música de Vila Verde e contou com a participação dos Escuteiros de Vila Verde, que embelezaram a Eucaristia com um ofertório solene.

O Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela e a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social marcaram presença neste ato religioso e foram responsáveis pela 1ª e 2ª Leitura, respetivamente.

A Igreja de Vila Verde esteve decorada a rigor para celebrar Santo António, imagem tão querida pelo devoto povo vilaverdense.

De realçar que a celebração aconteceu no mesmo dia em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o que tornou o ato ainda mais especial.

 

Centenas de pessoas saíram à rua para ver o Desfile Filarmónico da Banda Musical de Aboim da Nóbrega e da Banda Musical de Vila Verde

O momento em que as duas Bandas Musicais de Vila Verde percorrem o centro do Concelho é sempre muito especial e reúne, todos os anos, centenas de pessoas.

A Banda Musical de Vila Verde iniciou o desfile, seguindo-se a Banda Musical de Aboim da Nóbrega, que juntas deram um belíssimo espetáculo e alegraram a Avenida Bernardo Brito Ferreira.

As Bandas dirigiram-se, ainda, à Praça do Município, onde tocaram, mais uma vez, para a população, para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, para o Vice-Presidente, Dr. Manuel Lopes e para a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes.

Perto das 21h00, as bandas voltaram a apresentar-se, mas desta vez nos tão característicos coretos da Praça de Lohmar. O concerto atraiu a população e traduziu-se num belo momento de cultura e tradição.

 

Muita animação entre as centenas de pessoas que assistiram ao Festival Folclórico Concelhio

A tarde de domingo das Festas de Santo António transformou-se num verdadeiro festival minhoto, com a atuação dos Ranchos do Concelho de Vila Verde.

O sol ajudou à festa e reuniram-se, na Praça de Santo António, milhares de pessoas para assistir às atuações dos dez ranchos da terra.

O Presidente da Câmara Municipal deu início ao festival, acompanhado pelo Vice-Presidente Drº Manuel Lopes e pela Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, que agradeceu a todos aqueles que participam no Festival "Um muito obrigado a todos aqueles que ao longo de todos estes anos têm contribuído para que o nosso folclore se mantenha vivo e que esta nossa tradição continue a ir longe".

A atuação fez uma pausa durante a Procissão em Honra de Santo António, mas a animação continuou logo a seguir.

 

Majestosa Procissão Honra de Santo António atraiu multidão ao centro de Vila Verde

Ainda não eram 17h00 e já as ruas do centro de Vila Verde estavam cheias com milhares de pessoas, para dar início à Majestosa Procissão em Honra de Santo António.

Este ato religioso foi abrilhantado por centenas de figurantes, desde os mais novos até aos mais velhos, pela Banda Musical de Vila Verde e Banda Musical de Aboim da Nóbrega, pelos Escuteiros e Bombeiros Voluntários de Vila Verde, por estudantes universitários e pelas várias pessoas que carregaram os andores, com grande esforço e fé.

O Padre Artur Gonçalves, o Presidente da Câmara de Vila Verde, Drº António Vilela, o Vice-Presidente, Drº Manuel Lopes, a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, o Eurodeputado Engº José Manuel Fernandes, entre outras entidades, também acompanharam a Procissão durante toda o percurso, dado o enorme significado que ela tem para o Concelho de Vila Verde.

 

Músico Miguel Oliveira no Espetáculo Musical da Academia de Música de Vila Verde

A Academia de Música de Vila Verde, que já conta com mais de 10 anos de existência, fez um verdadeiro brilharete na noite de ontem, na Praça de Santo António.

O espetáculo musical foi coordenado pelo Maestro Idílio Nunes e foi brindado com a atuação do músico de Vila de Prado, Miguel Oliveira, que apresentou algumas canções da sua autoria.

Os alunos e professores da Academia apresentaram várias músicas portuguesas e algumas composições estrangeiras, que tornaram memorável a noite de centenas de pessoas.

Município de Vila Verde, 11.6.2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GALERIAS FOTOGRÁFICAS

 

MISSA SOLENE EM HONRA DE SANTO ANTÓNIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESFILE E CONCERTO FILARMÓNICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FESTIVAL DE FOLCLORE CONCELHIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAJESTOSA PROCISSÃO HONRA DE SANTO ANTÓNIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPETÁCULO MUSICAL DA ACADEMIA DE MÚSICA DE VILA VERDE