Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

FESTA DAS COLHEITAS – Pecuária, feira tradicional, festa do ´Caurdo`, muita musica ao vivo e festival de folclore no 5º dia

Concurso Pecuário e Concurso de Raças Avícolas premiaram os melhores produtores nacionais

O programa do penúltimo dia, 8 de outubro, começou com o habitual Concurso Pecuário Regional e Concelhio, que juntou mais de uma centena de animais de gado bovino de toda a zona Norte do país, enquanto, em paralelo, decorria o Concurso de Raças Avícolas Regionais. Duas iniciativas que premiaram os produtores nacionais e fizeram o pulsar genuíno do mundo rural sentir-se com ainda mais intensidade.

No final do concurso os animais de gado bovino seguiram em cortejo por uma das principais artérias vilaverdenses, em direção ao Campo da Feira, e regressaram depois ao ponto de partida. No final ganharam todos. Os vencedores tiveram direito a um prémio monetário, mas todos levaram para casa um saco de ração e a certeza de que o Município de Vila Verde e as associações locais, AMIBA e Cooperativa Agrícola de Vila Verde, encetam esforços no sentido de promover e valorizar o trabalho que desenvolvem no setor agropecuário.

 

XVIII Feira Tradicional – Reviver o Passado

A tarde começou com mais um hino a tradição minhota na XVIII Feira Tradicional – Reviver o Passado. A recriação de uma feira tradicional em que não faltaram os produtos do campo, os pregões e os trajes de outrora. Uma atividade emblemática da Festa das Colheitas, que voltou este ano a gozar de forte adesão popular.

 

Concurso da Broa e concurso ‘Rainha das Colheitas

Nota de destaque ainda para o habitual Concurso da Broa e para o concurso ‘Rainha das Colheitas, uma iniciativa que se estreou este ano no certame. Os vencedores do Concurso da Broa foram 1º prémio Maria Glória Silva, de Escariz S.Mamede, 2º prémio Lúcia Torcato, de Gondiães e 3º prémio Maria Conceição Duarte, de Cervães.

O concurso da Rainha das Colheitas é um evento organizado pela Associação dos Amigos Museu Terras de Regalado (AMUTER), que consiste em que cada uma das freguesias do concelho apresente um coordenado, elaborado com produtos e materiais tradicionais. Este ano contou, apenas, com três participações.

 

Espetáculos musicais da Academia de Música de Vila Verde e grupo Popular ABB Show

A tarde terminou com dois espetáculos musicais de grande qualidade, com a mestria a que a Academia de Música de Vila Verde já nos habituou e com a animação do grupo Popular ABB Show.

 

O sabor da tradição atraiu milhares a Vila Verde para a ‘Festa do Caurdo’

Os sabores da tradição minhota são um dos grandes atrativos da Festa das Colheitas de Vila Verde. Diariamente, milhares de visitantes aproveitam a oportunidade única de se deliciarem com os petiscos e as iguarias regionais. Ontem, 08 de outubro, a afluência foi tal que ‘deu para tudo’. Enquanto os restaurantes e tasquinhas recebiam o habitual banho de multidão, a Festa do Caurdo era inundada por um mar de gente. Milhares de pessoas que se deslocaram ao coração do Minho para degustarem os deliciosos caldos confecionados à moda antiga, com ingredientes produzidos pelos agricultores locais. No final da refeição, já com as energias retemperadas, tempo para a assistir a dois espetáculos musicais de grande qualidade, o concerto da Banda Musical de Vila Verde e o Festival Folclórico Concelhio.

A ‘Festa do Caurdo’ voltou a provar que é um dos grandes atrativos do certame e trouxe milhares de pessoas ao recinto da Festa das Colheitas – XXV Feira Mostra de Produtos Regional. A azáfama era grande e a oferta bastante diversificada. Mais de duas dezenas de variedades de caldo, confecionado como manda a tradição minhota por outros tantos grupos folclóricos do concelho. A indumentária não foi esquecida e as sopas eram servidas por homens e mulheres trajados à moda antiga. Com o caldo vinha também a broa e o vinho à discrição. Os mil e quinhentos litros de diferentes caldos que foram preparados para o evento desapareceram num ápice, numa iniciativa que continua a crescer anualmente e que tem já uma posição consolidada a agenda gastronómica regional e nacional.

 

Um serão com muita música ao vivo com a Banda Musical de Vila Verde e o Festival Folclórico Concelhio

Depois de aconchegarem o estômago com os deliciosos ‘caurdos’ minhotos, os visitantes puderam alimentar o espírito com duas atuações musicais de enorme qualidade. Primeiro, as harmoniosas melodias da Banda Musical de Vila Verde ecoaram pelo recinto, num repertório diversificado e extremamente interessante. De seguida, começou o Festival Folclórico Concelhio, que levou ao Palco das Colheitas vários grupos vilaverdenses. Uma mostra genuína da etnografia local, marcada pela animação e alegria que caracterizam o folclore. A plateia brindou as atuações com chuvas de aplausos e houve várias pessoas que não resistiram a acompanhar com um pezinho de dança os contagiantes ritmos da tradição minhota.

 

Visitantes nacionais e internacionais

A reputação da Festa das Colheitas de Vila Verde também continua a aumentar e já extravasou as fronteiras do país, como sublinhou o presidente do Município. “Vila Verde está a internacionalizar as suas festas, há pessoas de fora que reservam férias para esta altura para visitarem a Festa das Colheitas, a festa mais genuína de Portugal!”, afirmou António Vilela, deixando de seguida um caloroso cumprimento para os obreiros de mais uma extremamente bem sucedida edição da ‘Festa do Caurdo’. “Quero saudar a Associação de Folclore de Vila Verde pela organização do festival de folclore e da ‘Festa do Caurdo’, que foi um sucesso tremendo, com muito caldo e de grande qualidade. Mais de 1500 litros de caldo que esgotaram rapidamente. Os meus parabéns para a Associação, as cozinheiras e aos visitantes que se juntaram a esta festa”, referiu.

GALERIA FOTOGRÁFICA