Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

Câmara Municipal de Vila Verde requalifica a avenida Torre de Alvim, na sede concelhia

A Câmara Municipal de Vila Verde lançou a concurso público a obra de construção de troço da avenida Torre de Alvim, na freguesia de Vila Verde e Barbudo.

Esta obra inscreve-se no arrojado Plano de Requalificação da Rede Viária do Concelho de Vila Verde que está a promover uma importante renovação de vias estruturantes para a modernização e para o reforço da atratividade e da competitividade de todo o território.

Esta intervenção representa a conclusão de um projeto elaborado para reabilitar esta importante artéria da sede concelhia e para, assim, conceder maior fluidez ao trânsito e facilitar a vida dos residentes e de todos os automobilistas e visitantes que, diariamente, percorrem esta via.

O conceito deste projeto da Avenida Torre de Alvim é o de seguir a continuidade espacial e funcional da envolvente - Rua Engenheiro Adelino Amaro da Costa e o troço existente da Avenida Torre de Alvim, pelo que foi tida em consideração a importância que a mesma poderá ter no tecido do centro urbano de Vila Verde, uma vez que poderá ser um ponto crucial de passagem e de articulação quotidiana dada a diversidade de serviços que se localizam nas suas imediações, nomeadamente o Centro Escolar de Vila Verde e a Escola Secundária. Permitirá estabelecer ligação indireta, mas em continuidade, por exemplo, à E.N. 101, à Igreja, ao Tribunal, à Câmara Municipal, à Segurança Social e/ou à Junta de Freguesia, entre outros.

Com um valor base de procedimento de 398 815.30 euros, esta obra representa mais um passo decisivo para promover uma mobilidade célere, cómoda e segura, ajudado a tornar esta zona da freguesia mais apelativa e melhorar a qualidade de vida da população local.

Com efeito, os troços de ciclovia, de passeios e de vias de circulação automóvel presentes neste projeto foram desenhados em estreita articulação e em continuidade com os existentes no centro urbano de Vila Verde, dotando a Avenida Torre de Alvim e a sua envolvente de condições que promovam e favoreçam a diversidade na mobilidade urbana.

A implementação de sinalização rodoviária é também um ponto a relevar neste projeto, na medida em que a segurança rodoviária é um fator importante no suporte ao equilíbrio da relação entre peões e veículos, nas suas diversas relações quotidianas. Deste modo, serão cumpridos os cinco princípios fundamentais para a obtenção de uma sinalização bem concebida: uniformidade, homogeneidade, simplicidade, continuidade e coerência.

 O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, releva que “o concelho de Vila Verde está, hoje, a ser alvo de uma autêntica transformação, uma vez que decorre, em simultâneo, em diferentes pontos do território, um conjunto de obras que constituem um grande investimento em matéria de melhoria das condições de mobilidade e absolutamente estratégicas para o crescimento económico e para a elevação dos níveis de desenvolvimento local.”

O mesmo Edil considera que “Vila Verde apanhou, claramente, o comboio do progresso e está a fazer um forte investimento em setores nevrálgicos para atrair projetos empresariais suscetíveis de dinamizar a economia da região e de criar novas oportunidades de emprego para os Vilaverdenses.”

Município de Vila Verde, 06.07.2021