Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

TRADIÇÃO DA BÊNÇÃO DOS ANIMAIS DE SANTO ANTÓNIO MIXÕES DA SERRA HOMENAGEADA EM LIVRO DO FOTOJORNALISTA ALFREDO CUNHA

Alfredo Cunha- "Quando me perguntam se agora vivo em Vila Verde, digo que sou fotógrafo de Vila Verde"

A Biblioteca Municipal de Vila Verde acolheu esta tarde a apresentação do livro "A Bênção dos Animais de Santo António Mixões da Serra" e respetiva exposição fotográfica. O magnífico trabalho é do reconhecido fotógrafo Alfredo Cunha, jornalista e ilustrador de vários livros, autor dos mais emblemáticos retratos da "Revolução dos Cravos".

Durante mais de 20 anos, fotografou a tradicional romaria de Santo António Mixões da Serra, na freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde, onde privou e se tornou amigo do grande impulsionador desta romaria, Padre António Marques, prestando-lhe assim homenagem com este livro.

Na apresentação, o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, referiu-se a Alfredo Cunha como um «embaixador de Vila Verde pelo mundo».

«Este trabalho que mostra a genuinidade das nossas gentes e das nossas tradições, permite manter o eternizado o nosso património cultural e, sobretudo, projetá-lo nas gerações futuras», afirma o autarca

A Vereadora da Cultura, Dr.ª Júlia Fernandes, refere que "O Livro A Bênção dos Animais é o tesouro que faltava na história de nosso concelho. O Município de Vila Verde cumpre, assim, a sua missão de preservar e deixar para os vindouros um testemunho da fé, da vivência, da alma e alegria contagiante do nosso povo que sempre soube ser grato e cumpridor. O nosso muito obrigada ao Alfredo Cunha por este trabalho fantástico e tão especial."

Alfredo Cunha afirma que «Já poucas exposições me emocionam, mas esta é especial por ser no sítio onde escolhi para viver. Ter escolhido viver aqui abriu o tempo mais produtivo da minha vida profissional. Aqui produzo provavelmente o dobro daquilo que produzia antes»

"Quando desembarquei nesta Romaria a minha sensação é que tinha feito uma viagem no tempo. Comecei a fotografar desenfreadamente e nunca mais parei. Levei vários fotógrafos e várias pessoas à Romaria e foi sempre surpreendente". sublinha

O Fotojornalista refere que "Ao longo dos anos foi nascendo o desejo de fazer um projeto sobre esta cerimónia. Muitas destas fotografias que estão aqui hoje já são clássicos da fotografia portuguesa. Uma ou outra já estão noutros livros meus".

«O que me impressiona é a ligação entre as pessoas e os animais. Sempre achei que este livro devia existir e é, sem dúvida, a realização de um sonho e uma homenagem ao Padre António», afirma

Alfredo Cunha remata afirmando que "Quando me perguntam se agora vivo em Vila Verde, digo que sou fotógrafo de Vila Verde".

A apresentação e do livro e contextualização histórica ficou a cargo de Adélia Santos, gestora cultural do Município de Vila Verde e a cerimónia de abertura foi abrilhantada pela atuação da Banda Musical de Aboim da Nóbrega.

Da exposição fazem parte várias fotografias que retratam a "alma" da tradição da Bênção dos Animais em Santo António Mixões da Serra. No livro, além das fotografias, é possível ler toda a história por de trás do trabalho fotográfico, assim como toda a explicação da tradição.

Município de Vila Verde,12.6.2021

 

GALERIA FOTOGRÁFICA