Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

Forte investimento no saneamento: 1,28 milhões de euros para ampliação e melhoria da rede em seis freguesias do concelho de Vila Verde.

O investimento na ampliação da rede de saneamento básico, no território concelhio, vai conhecer um grande impulso com a concretização de novos projetos em seis freguesias: Prado S. Miguel, Sabariz, Lanhas, Lage, Esqueiros e Carreiras S. Miguel.

A instalação de infraestruturas de saneamento nestas freguesias vai permitir que este serviço básico de vital importância para o bem-estar da população chegue a um número elevado de habitações.

Esta proposta vai ser objeto de análise e votação na próxima reunião do Executivo Municipal de Vila Verde e visa ampliar e elevar a eficiência da rede em baixa para recolha de águas residuais domésticas nestas seis freguesias.

Estas intervenções destinam-se igualmente a proporcionar o encerramento do funcionamento e fossas coletivas e o aumento das ligações à rede pública de saneamento, assim como a pôr cobro a estações elevatórias, acrescentando, assim, sustentabilidade e eficiência ao sistema.

Procura-se ainda incentivar/sensibilizar para a regularização das ligações às redes públicas e ao combate aos focos de poluição dos cursos naturais de água.

investimento global está estimado a partir dos preços-base, deverá ascender a 1 215 892,25 (sem IVA) e representará um grande salto qualitativo em matéria de melhoria do bem-estar das pessoas e de proteção do ambiente.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que, “na sequência do forte investimento que tem vindo a ser feito no alargamento e na melhoria da rede de saneamento, iremos continuar a concretizar projetos integrados que acrescentam um inestimável valor à qualidade de vida das pessoas e ajudam a cumprir o objetivo estratégico da proteção e valorização ambiental.”

O mesmo Edil sublinha que “as seis freguesias contempladas com este investimento que vai rondar um milhão e meio de euros veem, assim, melhorada a oferta de serviços essenciais para o progresso local e para o reforço da atratividade do território, condição fundamental para se conseguir promover as fixação da população mais jovem e para atrair novos investimentos privados no setor empresarial e no capítulo da habitação.”

Município de Vila Verde, 16.07.2021