Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

Câmara Municipal aprova minuta de contrato da empreitada de execução da Ciclovia Urbana de Vila Verde

A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou, na reunião do Executivo Municipal realizada hoje (6 de novembro) a minuta de contrato da empreitada de execução da Ciclovia Urbana de Vila Verde.

A empreitada da obra designada “Execução da Ciclovia Urbana de Vila Verde” representa um investimento superior a 800 mil euros que deverá ser realizado no prazo máximo de 365 dias.

Esta Ciclovia abrange o centro urbano de Vila Verde e a área de intervenção é composta pelo conjunto de vias que, pelas caraterísticas atuais, apresentam condições favoráveis à introdução do traçado de circuitos urbanos destinados a esta infraestrutura.

O objecto de intervenção apresenta características variáveis por se tratarem de ruas, avenidas e praças com dimensões, materiais e usos distintos. Assim, a proposta teve em linha de conta a uniformização da materialidade, o correto dimensionamento das vias, lugares de estacionamento, passeios e ciclovia, garantindo a melhor fluência de peões, bicicletas e automóveis.

Está ainda prevista a existência de estações de aluguer ou módulos de docas para estacionamento das bicicletas, controlados por um módulo automatizado de controlo onde os clientes podem alugar as bicicletas, complementado por APP e site online.

A concretização desta obra vai permitir acrescentar 5 895,5 metros à extensão de 1035 metros já existente, perfazendo assim um total de 6 930,5 metros de ciclovia na sede do concelho de Vila Verde. Esta ciclovia irá ainda ser complementada com a construção de um importante e articulado conjunto de percursos pedonais.

Esta importante infraestrutura constitui o pontapé de saída para um avultado investimento integrado que vai também contemplar a construção da Ciclovia Urbana da Vila de Prado e a ligação desta, através das freguesias da Lage, Turiz e Loureira, à Ciclovia Urbana de Vila Verde, assim como a construção das ecovias do Homem e do Cávado que vão integrar uma ampla rede de ecovias que ligará, ininterruptamente, Terras de Bouro a Esposende.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “a construção da Ciclovia Urbana de Vila Verde, na freguesia de Vila Verde e Barbudo, é o início da concretização de um plano integrado de edificação de vias modernas e funcionais que se destinam a melhorar muito significativamente a mobilidade nos principais centros urbanos do concelho de Vila Verde, oferecendo alternativas viáveis para a circulação cómoda e segura das pessoas e estimulando a prática de exercício físico.”

Na perspetiva do mesmo Edil, “as ciclovias urbanas, tal como as ecovias e os percursos pedonais, além de promoverem o bem-estar das pessoas e de criarem condições para a adoção de estilos de vida mais saudáveis, combatendo o sedentarismo, permitem uma maior fruição dos espaços e equipamentos urbanos, das riquezas naturais e da beleza paisagística e tornam o território concelhio ainda mais apelativo para novos visitantes.”