Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

BALANÇO ANUAL DENTIVIDA - Dentistas e protésicos abraçam com carinho e dedicação o projeto Dentivida e doam 6000 mil euros em tratamentos de saúde oral

O Protocolo de Colaboração do Projeto “Dentivida”, assinado a 12 de março de 2016, entre o Município de Vila Verde, Clínicas Dentárias de Vila Verde, Laboratórios de Próteses Dentárias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS's), teve como objetivos gerais: garantir uma maior acessibilidade dos cidadãos vilaverdenses com menores recursos sócio-económicos aos tratamentos de saúde oral.; promover a responsabilidade social e potenciar uma intervenção em rede, integrada e concertada, envolvendo as IPSS's concelhias enquanto estruturas qualificadas próximas da população.

Fazem parte deste projeto um conjunto de médicos dentistas que atenderam entre março de 2016 e maio de 2017, no seu consultório e de forma gratuita, 17 pessoas carenciadas, sinalizadas pelas equipas de atendimento e acompanhamento social das Ipss´s, Casa do Povo Ribeira do Neiva e Centro Comunitário de Prado, Cruz Vermelha. Voluntariamente doaram o seu tempo em consultas de avaliação, aconselhamento e tratamento oral no valor global de 4.635,00€. Os Laboratórios de Próteses Dentárias aderentes a este Projeto, em colaboração com os Médicos Dentistas doaram em próteses dentárias o valor de 1.376,50€.

Têm acesso ao Protocolo Dentivida, famílias em situação de fragilidade económica, com um rendimento mensal per capita inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e com disponibilidade para celebrar o contrato de inserção.

Com inúmeras vantagens para a saúde e melhoria da auto-estima, o projeto Dentivida devolveu sorrisos e permitiu a (re)integração de algumas pessoas no mundo laboral.

Um obrigado profundo a todos os parceiros, pela solidariedade e empenho em benefício dos que mais precisam.

 

PARCEIROS
Clínicas de Medicina Dentária - Márcia Costa, Dente Esperto (Ulisses Magalhães), Botica (Beatriz Macedo), Paula Pinheiro, Verde Minho, Vítor Handel, Imaculada Conceição (Marta Veiga), Catarina Fidalgo Carvalho, JF Med (Maria João), ASF (Sofia Fernandes), Dentis, Ricardo Vasconcelos, S. Vicente (Hélio Lopes), Vila Verde (Sónia Correia), Pedro Gil Braga; Ortodontista Armandino Alves e Hospital da Misericórdia de Vila Verde. 
Laboratórios de Próteses Dentárias - Jocridente, AmarDental, Protésico Dentário João Soares, Sónia Barbosa, Silvério Tavares Carvalho e António José Guilherme Peixoto

IPSS´S: Casa do povo de Ribeira do Neiva

Cruz Vermelha Portuguesa delegação Prado

 

TESTEMUNHOS