Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

CAMINHO DE TORRES - Uma forma diferente de caminhar até Compostela passando pelo concelho de Vila Verde!

O caminho de “Torres” - caminho de Santiago de Compostela passa pelo concelho de Vila Verde.

Este é um trajeto que junta cinco comunidades intermunicipais e tem por objetivo a sua valorização e promoção, em especial o Património Arquitetónico.

No itinerário é dado a conhecer o património concelhio, com especial destaque para a TORRE DE PENEGATE. Localizada em Carreiras São Miguel é considerada a mais monumental torre medieval isolada do Caminho de Torres e uma verdadeira surpresa para os peregrinos.

 

O CAMINHO

O Caminho de Torres adota o nome do seu mais célebre peregrino, o escritor salmantino Diego de Torres Villarroel. É um itinerário jacobeu que percorre antigas estradas medievais que ligavam Salamanca e o interior de Portugal ao ocidente peninsular e às vias litorais que permitiam o acesso a Santiago de Compostela.

Ao longo de mais de 20 dias de caminhada, os peregrinos desfrutam de um percurso que é diverso e tem identidade própria, que é duro e ao mesmo tempo fascinante, que é desconhecido e afinal tem tantos pontos de interesse para o culto a Santiago.

Quem se aventura por estes quase 600 km de trajeto enfrenta subidas íngremes e longas jornadas solitárias, mas também passa por centros urbanos inesperados, trechos deslumbrantes de paisagem e tem contacto com um património surpreendente.

 

DESCOBRIR

A dimensão histórica deste percurso é uma surpresa para os peregrinos atuais. Ele proporciona o contacto com antigos mosteiros e albergarias, onde os viajantes pernoitavam, e é servido por um número considerável de pontes medievais e modernas, evocadoras de antigas rotas de viagem. Pelo meio, há um conjunto impressionante de marcas do culto a Santiago, por vezes em lugares tão remotos que não pode deixar de causar espanto o impacto das tradições jacobeias na história do interior de Portugal.

Fique a conhecer tudo em:  https://www.caminhodetorres.pt/

Município de Vila Verde, 23.7.2021