Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

”SANTO ANTÓNIO, HOJE” - Montra da Loja Interativa de Turismo acolhe singular Painel de Santo António com rostos dos utentes da APPACDM

Realizou-se esta tarde, dia 01 de junho de 2021, a inauguração, na Loja Interativa de Turismo de Vila Verde, de uma abordagem plástica ao Santo António, padroeiro desta vila, pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM de Braga.

A Vereadora da Educação Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, marcou presença na abertura desta mostra e disse «É com imensa alegria que participo na abertura de mais uma original montra da Loja de Turismo feita por artistas tão especiais. Este painel mostra a dedicação, a sensibilidade e sentido artístico destes jovens e das suas educadoras. Mais uma vez honraram com a arte a montra do Turismo, focando abordagens alusivas ao tema proposto, neste caso a celebração do Santo António. A forma calorosa e empenhada como abraçaram este desafio reflete AMOR».

A vereadora acrescentou «Educar pela arte uma sociedade presa a estereótipos, é libertar mentes fechadas, é substituir no território do convencional, imagens que se perpetuam no tempo, por novos desafios, centrados na valorização pessoal, na inclusão social, concretamente nos princípios e valores que se enquadram os direitos das pessoas com deficiência» destacou a autarca, terminando «Parabéns a todas e a todos por este magnifico trabalho».

Segundo as técnicas da APPACDM «Este tema permitiu a possibilidade de se elevar ao “altar” de Santo António e Menino Jesus, dois rostos da Trissomia 21, onde os nossos clientes/utentes se sentem representados, celebrando desta forma, a diversidade e a diferença».

Aquelas técnicas referem, que «É missão da Instituição fazer-se presente na vida da comunidade, dar visibilidade à pessoa com deficiência constitui uma prioridade. Esta abordagem ao ”Santo António, hoje”, assenta numa ótica de inclusão social, visando a sua participação neste painel, tanto a nível visual como na capacitação e no desenvolvimento das suas competências pela arte.»

Em relação a imagem do painel esclarecem «Colocar feições de pessoas com Trissomia 21 nos rostos de Santo António e do Menino é permitir com os recursos que temos, a quem possa observar, a possibilidade de transformar mentalidades, formar o respeito pelo outro e como pano de fundo, valorizar a aceitação do próximo como igual» e acrescentam «Num mundo em pleno sec. XXI, o direito à participação passa também pela aceitação da imagem e pela compreensão de que todos temos direito a ser representados».

Orgulhosas pela obra dizem «Na arte como na vida, o belo é discutível. O conceito de perfeição, já há muito tempo que tem vindo a ser rebatido com a força da imagem através da arte (“Uma imagem vale por mil palavras!”)».

As responsáveis terminam apelando «Esperamos assim que inclusão dos rostos destes cidadãos no painel de Santo António, seja uma oportunidade de fazer pensar/refletir, se estas representações dos Santos Populares, não poderão estar espelhadas em cada um de Nós, até porque o conceito de santidade está nas atitudes e na simplicidade do ser».

A finalizar dizem «O CACI de Vila Verde da APPACDM de Braga sente-se grato à Loja Interativa de Turismo, mais especificamente à Câmara Municipal de Vila Verde, pela oportunidade de dar visibilidade a esta causa perante esta comunidade tão afetuosa, que é a Vila de Vila Verde.

Bem Hajam!».

Município de Vila Verde, 01.6.2021

 

GALERIA FOTOGRÁFICA