Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

Vila Verde presente nas 7 Maravilhas da Cultura Popular Lenços de Namorados nos 140 Finalistas Regionais

Os Lenços de Namorados são um dos sete nomeados do Distrito de Braga para maravilha da cultura popular. Num total de 7 Patrimónios por distrito ou região autónoma, o concurso pretende eleger as sete maravilhas portuguesas nesta área.

Com o objetivo de promover a identidade nacional, celebrando a cultura portuguesa e a sua autenticidade, foram ontem dados a conhecer os 140 candidatos às "7 Maravilhas da Cultura Popular", entre os quais se encontra os Lenços de Namorados, num evento que foi transmitido em direto pela RTP, e foi apresentado por José Carlos Malato e Vanessa Oliveira.

 

 Lenços de Namorados uma das peças de artesanato mais reconhecidas em todo o país

No site oficial das sete maravilhas da cultura popular é dito que “os Lenços de Namorados, hoje, são das peças de artesanato português mais reconhecidas pelo público em todo o país. Destaca-se o papel revitalizador das iniciativas levadas a cabo no concelho de Vila Verde, nos anos 80, em ações de recolha, preservação, valorização e divulgação deste património da cultura popular minhota” acrescentando que “paulatinamente e de forma natural assistiu-se à integração dos Lenços de Namorados na imagem de marca do concelho de Vila Verde, conferindo-lhe o estatuto de “capital dos Lenços de Namorados”.

Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, foram recebidas ao todo 504 candidaturas, que foram avaliadas pelo Conselho Científico, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e dois das regiões autónomas. Um painel de especialistas elegeu sete patrimónios de cada região, o que corresponde a um total de 140 finalistas — que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, a 4.ª fase do concurso.

 

Uma oportunidade extraordinária de valorizar o nosso concelho 

A Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Dra Júlia Fernandes mostrou-se muito satisfeita com esta nomeação referindo que “esta será uma oportunidade extraordinária de promover o nosso património e de valorizar o nosso concelho enquanto epicentro desta genuína tradição minhota que nos fala de amor, de sentimentos e de afetos que está na base da marca Namorar Portugal.”

 

20 finais regionais a transmitir no mês de julho

As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto. A 05 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular®, no prime-time da RTP.

Para além dos Lenços de Namorados, no Distrito de Braga estão ainda nomeados a Banda Plástica, a Lenda do Galo e o Figurado de Barcelos, o S. João e os Gigantones e Cabeçudos de Braga e a Filigrana da Póvoa de Lanhoso.

Município de Vila Verde, 8.6.2020