CASA DO CONHECIMENTO presente na Noite Europeia dos Investigadores com experiências dos engenhos interativos

A Casa do Conhecimento de Vila Verde participou na Noite Europeia dos Investigadores 2017 numa parceria dinâmica com a STOL – Science Trough Our Lives. Esta iniciativa decorreu no dia 29 de setembro, entre as 16h00 e as 24h00, no edifício dos Congregados, em Braga, onde estiveram disponíveis inúmeras atividades de carácter experimental e demonstrativo relacionadas com as áreas científicas da Biologia, Geologia, Ambiente, Física, Ótica, Matemática, Estatística, Computação, Química, Educação e Psicologia.

Engenhos Interativos foi a experiência apresentada pela Casa do Conhecimento num stand expositivo e interativo que apelou à literacia digital ao mesmo tempo que alertou para a importância da reciclagem , da reutilização e do respeito pelo ambiente. No stand estiveram disponíveis alguns módulos lúdico-didáticos, aos quais foi adicionada uma componente de programação e de eletrónica por forma a torná-los interativos ao toque.

O módulo Engenhos Interativos contou com a visita de inúmeros participantes, de diferentes idades, que experimentaram as interações mostrando interesse pela curiosa junção de resíduos do dia-a-dia com programação e eletrónica, assim como pelo efeito desta combinação.

A par com a experiência Engenhos Interativos estiveram expostas muitas outras de carácter diversificado, tais como: Um 100 número de Scientiae nos objetos do dia-a-dia; Minerais à vista; Um rio na minha mesa; Óptica e Visão; Vês o que eu vejo?; Partículas em todo o lado!; Filmes finos no dia-a dia; Computação; CTEM MatLab; Chemistry World 2017; Enigmas do dia-a-dia… experimenta e descobre a explicação Química!; Não imaginava ter uma memória de elefante! Os limites (in)calculáveis da memória humana; As ciências à nossa volta.

É de referir que a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) – European Researcher’s Night, é uma iniciativa que foi lançada em 2005, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a ciência e de aproximar investigadores e cidadãos. A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias, na última sexta-feira de setembro.

Em Portugal, este projeto é coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, em parceria com investigadores das Universidade do Minho, do Porto, da Nova de Lisboa e do Instituto Universitário de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa. Na Universidade do Minho esta iniciativa é desenvolvida pela Escola de Ciências.

A edição de 2017 da Noite Europeia dos Investigadores fundamenta-se em todos os pressupostos da iniciativa, tendo o objetivo acrescido de procurar quebrar as barreiras da distância e da inacessibilidade ao mundo científico. Pela apresentação de um vasto conjunto de atividades, procura-se mostrar diferentes áreas de investigação e em simultâneo transmitir conhecimento científico. “Ciência no dia-a-dia” é o mote desta edição, por forma a fazer notar a influência da ciência no modo de vida dos cidadãos e proporcionar aos investigadores um momento de partilha com o público, perceber reações ao trabalho desenvolvido, sempre no sentido de procurar a inovação.

Uma noite muito movimentada, agradável, divertida e repleta de conhecimento foi esta Noite Europeia dos Investigadores 2017!

GALERIA FOTOGRÁFICA

Vila Verde Incentiva +

Unidade de Inovação e Conhecimento, Unidade de Sistemas de Informação

Estes dados serão incorporados nos arquivos correspondentes no Município de Vila Verde e serão tratados em conformidade com o regulamento estabelecido por lei.
Os dados recolhidos apenas serão objeto de transferência, sempre que apropriado, com o consentimento da pessoa em questão ou em conformidade com a referida legislação de protecção de dados.
As pessoas cujos dados pessoais, contidos nos ficheiros do Município de Vila Verde, podem exercer os seus direitos de acesso, rectificação, cancelamento e oposição, na forma prevista pela lei, antes do envio para o arquivo.