Câmara Municipal aprova projeto de execução e procedimento concursal da Ciclovia Urbana de Vila Verde

O projeto de execução e respetivo procedimento concursal da Ciclovia Urbana de Vila Verde, na freguesia de Vila Verde e Barbudo, aprovado hoje, 3 de julho, na reunião do Executivo Municipal de Vila Verde.

Com base no orçamento resultante do projeto de execução, o valor base da empreitada ascende a mais de um milhão de euros. O projeto de execução e a empreitada incluem também o “Sistema de Bicicletas Partilhadas de Vila Verde.” Assim, este projeto tem em linha de conta a uniformização da materialidade, o correto dimensionamento das vias, lugares de estacionamento, passeios e ciclovia, garantindo a melhor fluência de peões, bicicletas e automóveis. A ciclovia é estruturada em elementos de Circulação e Áreas de Apoio, integrados na estrutura urbana e interagindo com a estrutura viária e pedonal da área central de Vila Verde. Trata-se de infraestruturas viárias exclusivamente dedicadas ao tráfego de bicicletas e segregadas das restantes formas de tráfego, numa extensão total de 5,8 Km que contempla as principais vias da sede concelhia.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, realça que “a ciclovia urbana de Vila Verde é um investimento fundamental para a qualidade de vida das pessoas, trazendo também ganhos em matéria de organização do espaço e das acessibilidades urbanas, na medida em que vai ajudar a agilizar o trânsito urbano e incentivar ao uso de bicicletas como uma salutar, económica e muito prática opção de locomoção.”

O mesmo Edil considera que “a bicicleta é um meio de transporte sustentável, representando, por conseguinte, uma mais-valia para a saúde das pessoas e para a elevação da qualidade ambiental.

Na perspetiva Dr. António Vilela, “a construção desta ciclovia vem ao encontro de uma tendência crescente para as pessoas utilizarem a bicicleta nas suas deslocações e na ocupação dos seus tempos de lazer, ao mesmo tempo que potencia a prática de exercício físico, ajudando assim a combater o sedentarismo”.

CICLOVIAS

Facebook    Flickr    Issuu    YouTube

Publicações Publicações

acerca do portal acerca do portal

Unidade de Inovação e Conhecimento, Unidade de Sistemas de Informação e Modernização Administrativa

Sistema de gestão de conteúdos

Liferay

Estes dados serão incorporados nos arquivos correspondentes nO Município de Vila Verde serão tratados em conformidade com o regulamento estabelecido por lei.
Os dados recolhidos apenas serão objeto de transferência, sempre que apropriado, com o consentimento da pessoa em questão ou em conformidade com a referida lei orgânica de protecção de dados de carácter pessoal.
As pessoas cujos dados pessoais, contidos nos ficheiros dO Município de Vila Verde, podem exercer os seus direitos de acesso, rectificação, cancelamento e oposição, na forma prevista pela lei, antes do envio para o arquivo.