5º DIA DAS FESTAS DE SANTO ANTÓNIO - Verdadeira enchente na Noite Popular, animada pelas rusgas, cantares ao desafio e pelas tradicionais fogueiras!

A penúltima noite de Festas de Santo António foi marcada pela etnografia, cultura e tradições minhotas. As Rusgas, os cantares ao desafio e as fogueiras, atraíram milhares de pessoas a Vila Verde, tornando esta 5ª noite num verdadeiro culto à herança do Minho e numa das melhores, dos seis dias de festividade.

O After Party foi um sucesso na noite de ontem, com a tenda a abarrotar de vilaverdenses (e não só), que não deixam a festa acabar e se divertem até ser de madrugada!

O calor finalmente chegou e juntou-se à festa na Noite Popular de Santo António, atraindo milhares de pessoas às ruas de Vila Verde.

Perto das 21h00, cinquenta Rusgas desfilaram no centro do concelho com as suas tradicionais concertinas e os seus trajes típicos, alastrando para o público a sua alegria contagiante.

Num verdadeiro culto à cultura e tradição minhota, os grupos deslocam-se, essencialmente, do Minho, mas há vários vindos de outros pontos do país, que tornam este espetáculo num dos maiores da região.

Nesta noite popular não falta alegria e animação, e o que também não falta são os tão apreciados cantares ao desafio. As centenas de concertinas, bombos e cavaquinhos, juntaram-se aos “cantadores” e “cantadeiras” e enquanto houve voz, ninguém arredou pé.

A noite não estava fria, mas como quem manda é a tradição, acendeu-se a enorme fogueira que, ao longo de várias horas, ninguém deixou apagar.

Às 22h00 já a Praça de Santo António estava a abarrotar de gente para assistir às Rusgas em palco, com uma das maiores adesões de sempre.

O espetáculo contou com a presença do Presidente da Câmara de Vila Verde, Drº António Vilela e da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, que deram o mote para o início da festa.

O Edil fez questão de agradecer ao Rancho Típico Infantil de Vila Verde e para toda a sua direção, por mais uma fantástica organização do encontro de Rusgas e desejar uma ótima noite a todos os presentes “Espero que esta seja mais uma noite de muita alegria e muita animação, já que estas características são típicas do nosso povo. Somos gente alegre, gente que gosta de festas, da nossa terra e das nossas tradições”.

A partir daí as cinquenta Rusgas foram ocupando o palco e, durante grande parte da noite, animaram o público presente.

Aflter Party a abarrotar em Noite de Santo António!

O sucesso do Espaço-Jovem, deste ano, está à vista. Todas as noites se juntam centenas de pessoas para continuarem a festa pela madrugada adentro. A par de sexta feira e de sábado, a noite de ontem foi uma das melhores de sempre.

Nas Festas de Santo António toda a gente canta e dança ao som do Dj, e um “copinho” a mais ninguém leva a mal!

Município de Vila Verde, 13.6.2018

GALERIA FOTOGRÁFICA

Vila Verde Incentiva +

Unidade de Inovação e Conhecimento, Unidade de Sistemas de Informação

Estes dados serão incorporados nos arquivos correspondentes no Município de Vila Verde e serão tratados em conformidade com o regulamento estabelecido por lei.
Os dados recolhidos apenas serão objeto de transferência, sempre que apropriado, com o consentimento da pessoa em questão ou em conformidade com a referida legislação de protecção de dados.
As pessoas cujos dados pessoais, contidos nos ficheiros do Município de Vila Verde, podem exercer os seus direitos de acesso, rectificação, cancelamento e oposição, na forma prevista pela lei, antes do envio para o arquivo.