Mensagem da Presidente da Câmara

Com enorme orgulho e entusiasmo, assumo as funções de Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde para o mandato 2021/2025. Agradeço aos vilaverdenses o voto de confiança que depositaram em mim e na minha equipa, assim como   na nossa estratégia para o desenvolvimento de Vila...

1º Encontro “Casa do Conhecimento de Vila Verde | A Universidade e a Comunidade” reuniu diferentes parceiros

Realizou-se no dia 18 de novembro, no auditório da Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde o 1º Encontro “Casa do Conhecimento de Vila Verde | A Universidade e a Comunidade”

que reuniu todos os parceiros desta Casa para uma prospeção de ações/projetos, a curto e longo prazo, que as partes possam entender como pertinentes de acontecer de forma colaborativa entre elas, a Casa do Conhecimento de Vila Verde e a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, no âmbito da Rede Casas do Conhecimento.

A dirigir este 1º encontro esteve a Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, os membros da Comissão Diretiva da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, Professor Luís Amaral e Professor José Gabriel Andrade e o coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, Eng. José Ismael Graça, contando com a participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Dr. Alberto Rodrigues, do Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, Dr. João Graça, da Sub - Diretora do Agrupamento de Escolas de Prado, Dra. Fernanda Machado, da Diretora Pedagógica da Escola Profissional Amar Terra Verde, Dra. Sandra Monteiro, da Consultora de Formação, do Centro de Formação do Alto Cávado, Dra. Sandra Cardoso, do Presidente e Diretor Pedagógico da Academia de Música de Vila Verde, Dr. Júlio Dias e Dr. Idílio Nunes, do Presidente da Direção da ADOL/Casa do Brinquedo e da Brincadeira, Dr. Nídio Silva, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde, Dra. Beatriz Santos, da Assistente Social da APPACDM, Dra. Cristina Araújo, das Bibliotecas Municipais, Dra. Manuela Barreto Nunes, do Serviço do Ambiente, Eng. Adelino Silva, do Serviço de Ação Cultural, Dra. Adélia Santos, do Serviço de Ação Social, Dra. Alexandrina Cerqueira, do Serviço da Educação, Dra. Sílvia Rodrigues.

A Presidente da Câmara, Dra. Júlia Fernandes definiu o momento como o encontro de parceiros da Casa do Conhecimento de Vila Verde, que com ela colaboram desde os primeiros momentos. Referiu que a génese do conceito “Casa do Conhecimento” surgiu da vontade dos vilaverdenses e posteriormente partilhado com a Universidade do Minho, que o acolheu de imediato. Do percurso da Casa do Conhecimento, fez referencia ao início da sua atividade anterior à existência de um espaço físico e continuada com sucesso ao longo deste tempo, demonstrada pelas suas diversas iniciativas, pelas pessoas que por ela têm passado, tanto nacionais como estrangeiras, que deixam um feedback muito positivo e motivador. Evidenciou que este percurso foi engrandecido pela colaboração e envolvimento das escolas do concelho e das instituições que prontamente têm aceitado os reptos lançados.

Por sua vez, o Professor Luís Amaral, membro da Comissão Diretiva da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, manifestou-se muito satisfeito pela presença de tantos parceiros empenhados num trabalho colaborativo, num trabalho em Rede. Fez notar que a rede estava constituída e que o essencial seria apenas perceber preocupações, ideias e sugestões das partes no sentido de as intercetar identificando necessidades e vontades mútuas, com uma possível resposta colaborativa.

Ainda, da Comissão Diretiva da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, o Professor José Gabriel, apresentou a Unidade Cultural da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, debruçando-se sobre o conceito de comunidade, tudo o que ele potencia e que se adequa ao conceito da Rede Casas do Conhecimento.

Em jeito de balanço este foi um encontro bastante profícuo no sentido de ter alcançado os objetivos propostos, tanto numa dimensão operacional como colaborativa, avançando-se na identificação de atividades/iniciativas de interesse das partes. Na sinergia que se pretende atingir nesta rede de proximidade local, ficou bem patente o papel de elemento de ligação da Casa do Conhecimento de Vila Verde com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho e com a Rede Casas do Conhecimento, tendo ainda sido potenciada a coesão entre os parceiros locais da Casa do Conhecimento de Vila Verde.

Município de Vila Verde, 19.11.2021

GALERIA FOTOGRÁFICA

Facebook  Issuu  YouTube  Instagram

Para mais informações consulte a nossa  Política de Privacidade.