Carta Educativa Carta Educativa

Carta Educativa

A Carta Educativa do Município de Vila Verde foi aprovada e homologada pela Ministra da Educação, numa cerimónia pública que decorreu em Viana do Castelo no dia 20 de Dezembro de 2006. Trata-se de...

Conselho Municipal de Educação Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação

O Decreto – Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, alterado pelas Leis  n.os 41/2003, de 22 de...

Notícias Notícias

Voltar

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE - Águia de asa redonda libertada na Escola Básica de Freiriz

A Semana da Floresta Autóctone continua e, hoje de manhã, foi a vez de uma das atividades mais especiais da programação.

Os alunos da Escola Básica de Freiriz tiveram a oportunidade de participar na ação de libertação de uma águia de asa redonda (bútio-comum), animal de espécie autóctone, com o apoio do Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque Nacional da Peneda e Gerês (PNPG).

Na perspetiva do Vereador do Desporto e do Ambiente, Dr. Patrício Araújo, «esta é uma das iniciativas mais importantes do programa da Floresta Autóctone, pela sua complexidade e pela sua influência positiva no futuro da fauna animal.»

O autarca explicou aos alunos o objetivo da Semana da Floresta Autóctone, ao mesmo tempo que foi colocando algumas questões relacionadas com as plantas e animais autóctones.

Segundo Patrício Araújo, «esta é uma preocupação de todos. Os animais de espécie autóctone devem ser protegidos, devido à sua importância para a conservação da diversidade genética.»

O Vereador e o técnico do Centro de Recuperação alertaram a comunidade escolar para os procedimentos que deverão adoptar sempre que encontrem um animal silvestre ferido ou debilitado.

 

«O nosso Centro chega a ter, por mês, cerca de cem animais em recuperação»

Esta ave em específico tem apenas um ano e foi encontrada, há um mês, na Póvoa de Lanhoso, sem nenhum ferimento.

Segundo Eduardo Rodrigues, técnico do PNPG, «a águia provavelmente comeu algum animal envenenado, pois foi encontrada muito debilitada, mas sem nenhum ferimento.»

O animal esteve em recuperação cerca de um mês, mas há muitos outros que chegam a ficar um ano ou até dois, dependendo da gravidade dos ferimentos.

«O nosso centro chega a ter, por mês, cerca de cem animais em recuperação, alguns com asas partidas, outros que levaram com tiros perdidos, há de tudo.», referiu

O técnico explicou ainda que, depois da recuperação, a libertação dos animais é realizada nos locais onde são encontrados, para que o seu regresso ao habitat natural seja mais fácil.

O propósito deste Hospital de Animais Selvagens é recuperar aves e mamíferos selvagens debilitados e, naturalmente, devolvê-los à natureza. Em casos mais graves, os animais são transferidos para uma Clínica no Parque Biológico de Gaia.

 

Alunos entusiasmados com a iniciativa

As crianças não podiam ter ficado mais entusiasmadas com a iniciativa e foram tirando as suas dúvidas e curiosidades com o técnico. O que come esta espécie, se é perigosa e até se cresce mais, foram algumas das perguntas mais populares.

Mas a verdadeira euforia chegou no momento de libertar a águia. Os alunos reuniram-se todos na traseira da escola e, em contagem decrescente, assistiram ao rápido voo do animal e ao seu regresso à natureza.

Esta iniciativa contou, ainda, com a presença do Presidente da Junta de Freiriz, Narciso Gama, entre outros professores que se fizeram juntar.

Referimos, ainda, que amanhã terá lugar (dependendo da meteorologia), na freguesia de Pico de Regalados, uma Ação de Reflorestação, com a participação da EB de Atães e da Casa do Povo de Pico de Regalados.

Município de Vila Verde, 22.11.2018

 

GALERIA FOTOGRÁFICA


Projectos e atividades Projectos e atividades

Refeições Escolares

O fornecimento das refeições escolares é da competência dos municípios no que respeita à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico da rede pública. No âmbito do “ Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-escolar ” e do “ Programa de Generalização de Refeições...

Regime da Fruta Escolar

O Regime de Fruta Escolar (RFE) resulta de uma iniciativa da União Europeia (UE) para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças, tendo em mente um grande objetivo – mudar os seus hábitos alimentares, para reduzir a obesidade infantil na Europa (cerca de 22 milhões...

Escola + Verde

PROJETO ESCOLA + VERDE O Município decidiu dar continuidade ao Projeto Escola+Verde, pois considera importante que se continue a trabalhar as temáticas ambientais com vista a atenuar algumas falhas que possam existir. As atividades  ter ão início no primeiro período e decorrerão...

PEA Plataforma de Ensino Assistido

A plataforma de ensino assistido utilizada ao longo dos últimos anos, teve na sua génese a necessidade de implementar uma gestão mais eficiente dos processos ligados ao setor da educação, bem como, disponibilizar conteúdos programáticos à comunidade escolar do 1º ciclo do ensino...

Ações de Formação - Documentação

Atendendo à função cada vez mais interventiva dos Municípios no processo educativo das suas comunidades, o Serviço de Educação tem promovido ações de formação, em parceria com várias entidades, em áreas fundamentais para o desenvolvimento de atividades de qualidade, ajustadas às necessidades das...