Carta Educativa Carta Educativa

Carta Educativa

A Carta Educativa do Município de Vila Verde foi aprovada e homologada pela Ministra da Educação, numa cerimónia pública que decorreu em Viana do Castelo no dia 20 de Dezembro de 2006. Trata-se de...

Conselho Municipal de Educação Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação

O Decreto – Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, alterado pelas Leis  n.os 41/2003, de 22 de...

Notícias Notícias

Voltar

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA PARTICIPOU NA ATIVIDADE "DO LIXO SE FAZ MÚSICA", NA ESCOLA BÁSICA DE BARBUDO

A Escola Básica de Barbudo acolheu, esta manhã, a iniciativa "Do lixo se faz música", integrada no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, desenvolvida pela Braval.

A Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira que, durante o dia de hoje, estará no distrito de Braga, aproveitou para estar presente nesta atividade, a qual contou também com a presença da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª. Júlia Fernandes, e do Vereador do Ambiente. Dr. Patrício Araújo, em representação do Município de Vila Verde.

Este projeto tem como principal objetivo criar, por toda a Europa, uma série de ações sobre a prevenção de resíduos.

Este ano, “Tempo de Desintoxicar” foi o tema escolhido para encorajar a reflexão sobre a prevenção de resíduos perigosos, assim como promover ações que estimulem a redução ou reciclagem de resíduos: combate ao desperdício alimentar, redução da utilização de embalagens, promoção da separação de resíduos, etc.

Ângela Ferreira afirmou que «Enquanto governo tentamos sensibilizar a população e a comunidade escolar para a proteção do ambiente para a mudança de hábitos que todos temos que ter, nomeadamente no uso dos plásticos e dos materiais mais difíceis de reciclar.»

Na sua perspetiva «As crianças são os melhores veículos para esta mudança de atitude e mudança de hábitos. Toda a geração que hoje tem 18 anos tem a preocupação de reciclar, portanto é importante começarmos a sensibilizar os meninos desde cedo.»

Para a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª. Júlia Fernandes, «é junto dos mais novos que nós conseguimos mudar hábitos. Sabemos que os adultos têm muito mais dificuldade para mudar comportamentos.»

«Muito do lixo que vai parar à Braval é lixo que ainda podia ser reciclado e, portanto, deveria estar nos ecopontos. Embora Vila Verde esteja com bons indicadores a esse nível, ainda temos muito caminho a percorrer. O projeto Escola + Verde é um bom exemplo do trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos.», referiu a autarca

 

Alunos aprenderam a fazer do lixo... música!

Paulo Coelho trouxe até aos alunos da EB1 de Barbudo uma outra perspetiva da utilização do lixo.

Reciclar, reutilizar e reduzir o lixo, fazendo música. Em economia de recursos, o formador e professor de música, usa plásticos, cartões e muitos outros objetos para criar sons e ritmos amigos do ambiente.

Júlia Fernandes deu os parabéns à Braval pela implementação do projeto «vê-se que a iniciativa está a motivar imenso os nossos alunos, basta observar o comportamento deles. É um projeto que, de facto, consegue conciliar toda esta questão de reutilização dos materiais aliado à música, que é sempre uma área artística que os cativa imenso.»

Pedro Machado, Diretor da Braval, referiu que «este ano tivemos mais de sessenta ações no âmbito deste projeto. Percebemos que era importante chegarmos aos nossos maiores atores que são as crianças, e temos a certeza que só através delas conseguimos mudar mentalidades em termos de reciclagem e reutilização de resíduos.»

Durante uma hora e meia os alunos estiveram em êxtase e de olhos postos nos objetos musicais que, até hoje, consideravam apenas lixo.

Esta iniciativa contou, ainda, com a presença do Vereador do Desporto e do Ambiente da Câmara de Vila Verde, Dr. Patrício Araújo, do Presidente do Concelho Administrativo da Braval, Dr. Rui Morais, do Presidente do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Dr. Alberto Rodrigues e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Faria.

Município de Vila Verde, 26.11.2018

 

GALERIA FOTOGRÁFICA


Projectos e atividades Projectos e atividades

Refeições Escolares

O fornecimento das refeições escolares é da competência dos municípios no que respeita à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico da rede pública. No âmbito do “ Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-escolar ” e do “ Programa de Generalização de Refeições...

Regime da Fruta Escolar

O Regime de Fruta Escolar (RFE) resulta de uma iniciativa da União Europeia (UE) para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças, tendo em mente um grande objetivo – mudar os seus hábitos alimentares, para reduzir a obesidade infantil na Europa (cerca de 22 milhões...

Escola + Verde

PROJETO ESCOLA + VERDE O Município decidiu dar continuidade ao Projeto Escola+Verde, pois considera importante que se continue a trabalhar as temáticas ambientais com vista a atenuar algumas falhas que possam existir. As atividades  ter ão início no primeiro período e decorrerão...

PEA Plataforma de Ensino Assistido

A plataforma de ensino assistido utilizada ao longo dos últimos anos, teve na sua génese a necessidade de implementar uma gestão mais eficiente dos processos ligados ao setor da educação, bem como, disponibilizar conteúdos programáticos à comunidade escolar do 1º ciclo do ensino...

Ações de Formação - Documentação

Atendendo à função cada vez mais interventiva dos Municípios no processo educativo das suas comunidades, o Serviço de Educação tem promovido ações de formação, em parceria com várias entidades, em áreas fundamentais para o desenvolvimento de atividades de qualidade, ajustadas às necessidades das...