Carta Educativa Carta Educativa

Carta Educativa

A Carta Educativa do Município de Vila Verde foi aprovada e homologada pela Ministra da Educação, numa cerimónia pública que decorreu em Viana do Castelo no dia 20 de Dezembro de 2006. Trata-se de...

Conselho Municipal de Educação Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação

O Decreto – Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, alterado pelas Leis  n.os 41/2003, de 22 de...

Notícias Notícias

Voltar

MAIS DE DUZENTAS PESSOAS PARTICIPARAM HOJE NO SEMINÁRIO "EMOCIONAR.TE", NO CENTRO DE ARTES E CULTURA

«É fundamental trazer um novo olhar sobre o que é aprender, sobre o que é o conhecimento, sobre o que são competências de aprendizagem e sobre o desafio que é educar crianças e jovens»

O Centro de Artes e Cultura de Vila Verde acolheu, durante o dia de hoje, o "Seminário EMOCIONARTE: Sucesso Escolar, Horizonte de possibilidades", que contou com a participação de mais de duzentos profissionais ligados à área da educação social.

A Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, presidiu à abertura da sessão, e aproveitou para enquadrar os presentes acerca do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), criado pela CIM do Cávado.

Na perspectiva da autarca «este seminário pretende ser um espaço de reflexão, partilha e inspiração para uma ação construtiva no âmbito de metodologias e estratégias de atuação diferenciadoras.»

A Vereadora propôs, assim, «despertar consciências e suscitar a perceção da importância da inovação pedagógica.»

«É fundamental trazer um novo olhar sobre o que é aprender, sobre o que é o conhecimento, sobre o que são competências de aprendizagem e sobre o desafio que é educar crianças e jovens», colmatou Júlia Fernandes

Antes de se iniciar o seminário, Armando Osório, Presidente da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, Luís Macedo, Primeiro Secretário da CIM Cávado, José Peixoto, Diretor do Agrupamento de Escolas da Vila de Prado e António Rodrigues, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, foram convidados a dirigir algumas palavras à plateia.

Este Seminário foi constituído por três painéis de intervenção: “Educar com o Coração”, “Escola do Futuro” e “Brincar com Arte”, abordados e analisados por vários oradores especialistas nestas áreas, entre eles a conhecida Mikaela Övén, Instrutora de Mindfulness, Heartfulness e Parentalidade Consciente e Fundadora da Academia de Parentalidade Consciente.

 

Mais de uma dezena de oradores abordaram novas perspetivas sobre a educação

Estiveram presentes como oradores: Bárbara Couto, Professora e Formadora de Yoga e Meditação para Crianças e Co-fundadora do projecto Educar Hoje; Alexandre Mendes, Director Executivo da StartUp Braga; Filinto Lima, Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas; João Gouveia, Professor de Ciências da Educação e Investigador na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; José Gonçalves Teixeira, CEO do grupo DST; Louise Lima, Professora de Matemática e Investigadora da acção/intervenção docente e as relações entre ensinar, aprender e avaliar em contextos de inovação pedagógica; Cristina Couto, Educadora de Infância na Casa do Sol; Raquel Santos, Presidente da Associação da Casa do Sol; Ricardo Pinto, Professor de Matemática e Coordenador do projecto Hypatiamat; Joana Moreira, CEO do Movimento Transformers e Formadora do IES; Nuno Preto, Actor e Encenador; Academia de Líderes Ubuntu e Marta Silva, formadora do programa Pontes Ubuntu Internacional.

Foram chamados a moderar: Paulo Xavier, Psicólogo Social e Autor do modelo “Guerreiros do Eu” e Daniel Vieira da Silva, Gestor de Comunicação e Eventos no Gabinete Alumni – Serviços de Apoio ao Reitor da Universidade do Minho.

O sucesso da iniciativa muito se deveu a estes convidados, que abordaram diferentes temas relacionados com a educação, dando a conhecer à audiência, a sua perspetiva e aquilo que, hoje em dia, consideram errado na educação parental e escolar, entre outros interessantes pontos de vista.

Esta iniciativa foi organizada pela Equipa de Promoção do Sucesso Educativo, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso escolar promovido pelo Município de Vila Verde e pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa – da Valência do Centro Comunitário de Prado – com a coordenação da CIM Cávado.

O seminário foi animado pelas belas vozes dos alunos da Academia de Música de Vila Verde e foram ainda entregues os prémios do projeto "Escola Amiga da Criança" promovido pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), às respetivas escolas vencedoras.

Município de Vila Verde, 27.11.2018

 

GALERIA FOTOGRÁFICA


Projectos e atividades Projectos e atividades

Refeições Escolares

O fornecimento das refeições escolares é da competência dos municípios no que respeita à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico da rede pública. No âmbito do “ Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-escolar ” e do “ Programa de Generalização de Refeições...

Regime da Fruta Escolar

O Regime de Fruta Escolar (RFE) resulta de uma iniciativa da União Europeia (UE) para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças, tendo em mente um grande objetivo – mudar os seus hábitos alimentares, para reduzir a obesidade infantil na Europa (cerca de 22 milhões...

Escola + Verde

PROJETO ESCOLA + VERDE O Município decidiu dar continuidade ao Projeto Escola+Verde, pois considera importante que se continue a trabalhar as temáticas ambientais com vista a atenuar algumas falhas que possam existir. As atividades  ter ão início no primeiro período e decorrerão...

PEA Plataforma de Ensino Assistido

A plataforma de ensino assistido utilizada ao longo dos últimos anos, teve na sua génese a necessidade de implementar uma gestão mais eficiente dos processos ligados ao setor da educação, bem como, disponibilizar conteúdos programáticos à comunidade escolar do 1º ciclo do ensino...

Ações de Formação - Documentação

Atendendo à função cada vez mais interventiva dos Municípios no processo educativo das suas comunidades, o Serviço de Educação tem promovido ações de formação, em parceria com várias entidades, em áreas fundamentais para o desenvolvimento de atividades de qualidade, ajustadas às necessidades das...