Serviços Serviços

SELESE - Serviço de Leitura em Suportes Especiais

SELESE - Serviço de Leitura em Suportes Especiais - O Serviço de Leitura em Suportes Especiais (SELESE) presta informação em suportes e formatos acessíveis aos utilizadores com deficiências da visão, iletrados, imigrantes e minorias étnicas. A documentação é disponibilizada fundamentalmente em Braille, áudio, suporte digital e caracteres ampliados.

Realiza, ainda, ações de formação em informática, na ótica do utilizador, com o propósito de ajudar a população a aceder às tecnologias de informação de forma satisfatória. Estas ações, podem ter lugar na biblioteca ou à distância via computador ou telefone. 

 


SABE - Apoio às Bibliotecas Escolares

SABE tem o objetivo de proporcionar apoio técnico especializado e recursos de informação às bibliotecas escolares de Vila Verde, formando uma Rede Concelhia de Bibliotecas. Este serviço é tutelado pela Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela.
O Portal da Rede Concelhia de Bibliotecas pode ser visitado em http://www.rbvv.pt/


Projetos Projetos

Introdução

A Biblioteca professor Machado Vilela desenvolve uma série de projetos em prol da comunidade, principalmente com crianças e jovens, a fim de incentivar para a leitura.


Espaços Espaços

A Sala Professor Machado Vilela acolhe e preserva o espólio de parte da biblioteca particular do patrono da Biblioteca Municipal, o insigne juíz e professor da Universidade de Coimbra Álvaro da Costa Machado Vilela.


Sala Polivalente é o espaço que acolhe eventos, exposições, seminários e promove os escritores locais que aproveitam este espaço para apresentarem as suas obras.


O Salão Nobre da biblioteca é um espaço fascinante que remonta aos antigos Paços do Concelho. Os tetos trabalhados em gesso e as paredes cobertas de painéis com padrão floral, abrem portas para eventos, palestras e seminários.


A Sala do Sonho surge como um espaço no sótão encantado e misterioso, onde se realizam a “hora do conto” e teatrinhos de fantoches.

 


A Sala de Leitura Geral apresenta-se como um espaço agradável e com muita luz natural. Os livros encontram-se em estantes, arrumados por assuntos de acordo com a CDU – Classificação decimal Universal – tornando mais simples o acesso aos documentos. Como espaço cultural e dinamizador, mensalmente, são destacados livros de autores portugueses e estrangeiros que nos fazem mergulhar e viajar no fantástico mundo da escrita com o objetivo de despertar o interesse dos leitores.

Nesta sala também é possível consultar os jornais diários, semanários e revistas.