 Reabre ao trânsito, esta sexta-feira (05 de Fevereiro), a EM 532, interrompida no Lugar de Chicães, freguesia de Godinhaços, depois de um aluimento de parte do talude de suporte da via, provocado pela pressão da água contida a montante de um ribeiro que atravessava a estrada. Por razões de segurança, a Protecção Civil Municipal havia cortado o trânsito naquela pequena parte da via. Após uma complexa obra de engenharia e um avultado investimento assumido pelo Município de Vila Verde, a estrada municipal de ligação Ângulo 40-Portela do Vade reabre ao trânsito de viaturas e pessoas esta sexta-feira.
A 30 de Dezembro último, a Protecção Civil Municipal de Vila Verde cortou o trânsito na via, alertada para o risco iminente de derrocada. O talude de suporte da via havia cedido e ameaçava ruir na sua totalidade, arrastando aquela parte da via.
Durante aquele período, aquela importante via situada a norte do concelho esteve interrompida no Lugar de Chicães, fazendo-se o trânsito por vias secundárias alternativas.
O corte da estrada foi efectuado ao início da noite de 30 de Dezembro de 2009, no Lugar de Chicães, Freguesia de Godinhaços, através de sinalização da Protecção Civil e GNR.
Nesse entretanto, o Município de Vila Verde reuniu técnicos e operacionais no sentido de encontrar «uma solução segura, duradoura e definitiva».
Avançou, assim, uma complexa obra de engenharia civil, que levou ao escoamento da água contida a montante do ribeiro, a retirada de terras e a instalação da tubagem com diâmetro capaz de satisfazer o enorme caudal de águas que ali transitam, sobretudo em época de Inverno.
Feito o reforço do talude que aluiu e a intervenção de reparação e reforço da via, esta apresenta-se em condições de suportar a reabertura do trânsito, o que acontece já durante o dia desta sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2010.
Fica apenas suspensa a instalação definitiva do tapete betuminoso, aguardando a chegada de melhores condições climatéricas.
Visto: 522
Só utilizadores registados podem inserir comentários. Registe-se e faça o login. |