SELESE - Serviço de Leitura em Suportes Especiais

SELESE - Serviço de Leitura em Suportes Especiais - O Serviço de Leitura em Suportes Especiais (SELESE) presta informação em suportes e formatos acessíveis aos utilizadores com deficiências da visão, iletrados, imigrantes e minorias étnicas. A documentação é disponibilizada fundamentalmente em Braille, áudio, suporte digital e caracteres ampliados.

Realiza, ainda, ações de formação em informática, na ótica do utilizador, com o propósito de ajudar a população a aceder às tecnologias de informação de forma satisfatória. Estas ações, podem ter lugar na biblioteca ou à distância via computador ou telefone. 

 


SABE - Apoio às Bibliotecas Escolares

SABE tem o objetivo de proporcionar apoio técnico especializado e recursos de informação às bibliotecas escolares de Vila Verde, formando uma Rede Concelhia de Bibliotecas. Este serviço é tutelado pela Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela.
O Portal da Rede Concelhia de Bibliotecas pode ser visitado em http://www.rbvv.pt/


Ler, Ver e Criar

O Projeto "Ler, Ver e Criar – O Papel dos Adolescentes", dirigido para os alunos do 3º ciclo e ensino secundário, aborda e explora três áreas , a leitura, a escrita e a imagem. Reconhecendo a importância da leitura, fonte de informação, conhecimento e enriquecimento cultural e vocabular, este projeto tem como objetivo incentivar os jovens para a leitura e consequentemente para o exercício da escrita e associação de imagens. Em suma, pretende dotar os jovens de conhecimento, espírito crítico e criativo.


História Andarilha

História Andarilha - A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, na demanda de criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, realiza anualmente, a atividade de animação de leitura “História Andarilha”.

O projeto baseia-se na apresentação de um conto de escola em escola, englobando, todas as escolas JI e EB1 do Concelho em atividade letiva. Na História Andarilha o livro funciona como elemento fundamental a partir do qual a atividade é desenvolvida.


Hora do Conto

A Hora do Conto - Uma das atividades que a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela promove é a “Hora do Conto” que consiste na apresentação de contos às crianças, usando um leque variado de estratégias.

O objetivo é despertar o interesse pelos livros e pela leitura, procurando provocar nas crianças uma experiência profunda e positiva de contacto com a linguagem e expressão oral e escrita. As sessões são dirigidas essencialmente a crianças entre os 3 e os 10 anos.

Os contos são apresentados na “Sala do Sonho”, mas por vezes e em ocasiões especiais, torna-se necessário a deslocação para outros locais.

 


Atelier Temático

Atelier Temático - Uma atividade direcionada para as crianças, partindo da leitura de uma história, as crianças recriam essa mesma história através da pintura, desenho ou recorte. Esta atividade, tal como as outras atividades da Biblioteca, tem como objetivo desenvolver o gosto pela leitura, fazendo com que as crianças sejam as personagens da história.


Histórias Contadas - Memórias Trazidas

Histórias Contadas - Memórias Trazidas é um projeto desenvolvido em parceria com o Serviço de Ação Cultural e da Biblioteca Municipal que tem como objetivo trabalhar com os Lares de Idosos e Centros de Dia do concelho de Vila Verde. As histórias são um ponto de partida para despertar a memória dos mais velhos. A idade e a sabedoria permitem o reavivar de usos, costumes, tradições e de todo o Património Cultural Imaterial.


A Sala Professor Machado Vilela acolhe e preserva o espólio de parte da biblioteca particular do patrono da Biblioteca Municipal, o insigne juíz e professor da Universidade de Coimbra Álvaro da Costa Machado Vilela.


Sala Polivalente é o espaço que acolhe eventos, exposições, seminários e promove os escritores locais que aproveitam este espaço para apresentarem as suas obras.


O Salão Nobre da biblioteca é um espaço fascinante que remonta aos antigos Paços do Concelho. Os tetos trabalhados em gesso e as paredes cobertas de painéis com padrão floral, abrem portas para eventos, palestras e seminários.


A Sala do Sonho surge como um espaço no sótão encantado e misterioso, onde se realizam a “hora do conto” e teatrinhos de fantoches.

 


A Sala de Leitura Geral apresenta-se como um espaço agradável e com muita luz natural. Os livros encontram-se em estantes, arrumados por assuntos de acordo com a CDU – Classificação decimal Universal – tornando mais simples o acesso aos documentos. Como espaço cultural e dinamizador, mensalmente, são destacados livros de autores portugueses e estrangeiros que nos fazem mergulhar e viajar no fantástico mundo da escrita com o objetivo de despertar o interesse dos leitores.

Nesta sala também é possível consultar os jornais diários, semanários e revistas.