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Rede Social

A Rede Social é uma medida ativa de política social criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 197/97, de 18 de Novembro, que assenta num modelo de gestão participado fundado em parcerias capazes de criar novas redes de comunicação e repartição de responsabilidades entre os cidadãos e as suas administrações.
O Despacho Normativo n.º8/2002, veio regulamentar o Programa de Apoio à implementação da Rede Social.
O Decreto-Lei n.º 115/2006, de 14 de Junho veio consagrar os princípios, finalidades e objetivos da Rede Social, bem como a constituição, funcionamento e competências dos seus órgãos.

Objetivos do Programa Rede Social
• Desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção social com os diferentes agentes sociais;
• Promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local;
• Garantir uma maior eficácia de respostas sociais no concelho;
• Promover o desenvolvimento social local.

Como se organiza?
A Rede Social do Concelho de Vila Verde materializa-se a nível local através da criação das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF), do Conselho Local de Ação Social de Vila Verde (CLASVV) e do Núcleo Executivo, constituindo plataformas de planeamento e coordenação de intervenção social a nível concelhio. 
As CSIF são compostas pelas Juntas de Freguesia, organismos da administração pública central implantados na área, outras entidades particulares sem fins lucrativos e representantes de grupos sociais, com relevância na intervenção local.
O CLASVV é composto pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, organismos de administração pública central implantados na área e entidades particulares sem fins lucrativos.
As estruturas da Rede Social (CLASVV e as CSIF) têm funcionamentos autónomos e devem prever mecanismos que garantam a complementaridade das respetivas intervenções.
O Núcleo Executivo da Rede Social é composto por um número restrito de entidades, sendo mais operativo, ficando responsável pelo desenvolvimento de todas as ações.
Regulamento Interno Rede Social


Carta Social

A erradicação da pobreza e da exclusão e a promoção do desenvolvimento social constitui uma área de intervenção que foi alvo, na última década, de um forte impulso em matéria de política pública,...

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Lojas Sociais

Ao abrigo do quadro legal de atribuições e competências dos Municípios, a Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei nº5-A /2002, de 11 de Janeiro, atribui competências no âmbito da intervenção social aos municípios, possibilitando a participação destes em programas no domínio do combate à pobreza e à exclusão social.
Face ao atual contexto sócio-económico cujas consequências atingem as famílias mais vulneráveis, a Rede Social do Concelho de Vila Verde considerou premente a criação de uma Loja Social no Concelho que tem como objetivo combater a pobreza através de apoios que assegurem a satisfação das necessidades das famílias, estimulando a sua participação e privilegiando o trabalho em Rede com os parceiros locais.


Missão

A Loja Social terá como missão prestar um serviço de qualidade que permita atenuar as dificuldades e necessidades imediatas das famílias carenciadas do Concelho, através da distribuição de bens de várias espécies. 

Estratégia

 A Loja Social surge como uma estratégia de desenvolvimento social integrado, com o intuito de promover mais um apoio, direcionado à população mais vulnerável.

Objetivos 

I) Promover e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias do concelho de Vila Verde em situação de maior vulnerabilidade, através da atribuição de bens;
II) Potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas, instituições e de toda a comunidade na recolha e doação dos bens;
Competências
I) Garantir a eficácia da resposta social;
II) Assegurar o bem-estar dos beneficiários e o respeito pela sua dignidade, promovendo a participação do Voluntariado Social na dinâmica da Loja Social;
III) Estimular o interesse a participação e a responsabilidade dos beneficiários pelo bom funcionamento da Loja Social;
IV) Elaborar os critérios de admissão dos beneficiários, definindo prioridades, de modo a garantir a eficácia da resposta social.
V) Organizar processos individuais por agregado familiar, e respetivo relatório social.
VI) Criar uma ficha de beneficiário para registo dos apoios a cada agregado familiar.

Critérios de Admissão 

São beneficiários da Loja Social, os indivíduos que revelem vulnerabilidade económica e social identificada pelos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento social do concelho de Vila Verde e Juntas de Freguesia.
Os beneficiários identificados pelas entidades supracitadas, podem deslocar-se à Loja Social, mediante a entrega de uma ficha de sinalização elaborada pela Autarquia e enviada às entidades mencionadas.
Todas as saídas de bens deverão ser devidamente registadas.
Apenas as pessoas devidamente encaminhadas pelas Equipas de Atendimento Social da sua área de residência (Centro Comunitário de Prado; Segurança Social de Vila Verde ou Casa do Povo de Ribeira do Neiva) e detentoras de uma “Ficha de Referenciação para a Loja Social”, poderão usufruir de bens alimentares.

 


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Idade Maior

O projeto Idade Maior – Intervenção em Rede surgiu da necessidade, sentida por um grupo de vários parceiros, de dar continuidade a um trabalho levado a cabo pelas forças policiais do concelho, que teve como objetivo o levantamento do número de idosos isolados.
Estes parceiros sentiram que se deveria ir mais além e trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de vida e a promoção do envelhecimento ativo desta população já por si muito fragilizada. Tendo em linha de conta de que por um lado, a estratégia de um plano comum entre diversos parceiros do concelho se constitui como uma mais-valia uma vez que permite uma melhor monitorização e controlo das situações de isolamento, por outro, permite ainda a partilha de conhecimentos e experiências entre as diferentes áreas do saber. 

O objetivo principal deste projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida através da promoção do envelhecimento ativo, da solidariedade inter-geracional e institucional. Para sua concretização serão realizadas uma série de atividades como a criação de uma base de dados, interativa e disponível para os parceiros do projeto para acompanhamento e vigilância das situações; a criação de uma equipa/piquete para acompanhamento das situações identificadas, com o encaminhamento para as diversas instituições de acordo com as necessidades detetadas. Serão ainda desenvolvidas atividades de lazer e de melhoria do bem-estar físico e psicológico através da prática de atividades desportivas.

Os parceiros envolvidos são: Município de Vila Verde, GNR de Vila Verde, GNR da Vila de Prado, Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Vila Verde, Bombeiros Voluntários de Vila Verde e Proteção Civil.

GNR Vila Verde
Rua dos Bombeiros, nº 59
4730-722 Vila Verde
Tel:  253320100
Fax: 253320108

GNR Vila de Prado
Avenida do Cávado, n.º 16
4730-460 Vila de Prado
Tel:  253929120
Fax: 253929128

Instituto da Segurança Social de Vila Verde
Rua Doutor Domingos Lopes
4730-703 Vila Verde
Tel: 253310600

Bombeiros Voluntários de Vila Verde
Av. Dos Combatentes Grande Guerra Colonial
4730-064 Barbudo
Tel:  253310390
Fax: 253312434

UCC de Vila Verde
Rua Dr. Domingos Oliveira Lopes
4730-722 Vila Verde
Tel:  253310850
Fax: 253310851

Município de Vila Verde
Praça do Município
4730-733 Vila Verde
Tel:  253310500
Fax: 253312036