Rede Social

A Rede Social é uma medida ativa de política social criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 197/97, de 18 de Novembro, que assenta num modelo de gestão participado fundado em parcerias capazes de criar novas redes de comunicação e repartição de responsabilidades entre os cidadãos e as suas administrações.
O Despacho Normativo n.º8/2002, veio regulamentar o Programa de Apoio à implementação da Rede Social.
O Decreto-Lei n.º 115/2006, de 14 de Junho veio consagrar os princípios, finalidades e objetivos da Rede Social, bem como a constituição, funcionamento e competências dos seus órgãos.

Objetivos do Programa Rede Social
• Desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção social com os diferentes agentes sociais;
• Promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local;
• Garantir uma maior eficácia de respostas sociais no concelho;
• Promover o desenvolvimento social local.

Como se organiza?
A Rede Social do Concelho de Vila Verde materializa-se a nível local através da criação das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF), do Conselho Local de Ação Social de Vila Verde (CLASVV) e do Núcleo Executivo, constituindo plataformas de planeamento e coordenação de intervenção social a nível concelhio. 
As CSIF são compostas pelas Juntas de Freguesia, organismos da administração pública central implantados na área, outras entidades particulares sem fins lucrativos e representantes de grupos sociais, com relevância na intervenção local.
O CLASVV é composto pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, organismos de administração pública central implantados na área e entidades particulares sem fins lucrativos.
As estruturas da Rede Social (CLASVV e as CSIF) têm funcionamentos autónomos e devem prever mecanismos que garantam a complementaridade das respetivas intervenções.
O Núcleo Executivo da Rede Social é composto por um número restrito de entidades, sendo mais operativo, ficando responsável pelo desenvolvimento de todas as ações.
Regulamento Interno Rede Social


Carta Social

A erradicação da pobreza e da exclusão e a promoção do desenvolvimento social constitui uma área de intervenção que foi alvo, na última década, de um forte impulso em matéria de política pública,...

Lojas Sociais do Concelho

Identificação e Contactos das Lojas Sociais no Concelho sob a coordenação do município de Vila Verde através dos serviços de Ação Social.   Loja Social 1 Pessoa/Entidade...

Lojas Sociais

Ao abrigo do quadro legal de atribuições e competências dos Municípios, a Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei nº5-A /2002, de 11 de Janeiro, atribui competências no...

Idade Maior

O projeto Idade Maior – Intervenção em Rede surgiu da necessidade, sentida por um grupo de vários parceiros, de dar continuidade a um trabalho levado a cabo pelas forças policiais do concelho, que teve como objetivo o levantamento do número de idosos isolados.
Estes parceiros sentiram que se deveria ir mais além e trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de vida e a promoção do envelhecimento ativo desta população já por si muito fragilizada. Tendo em linha de conta de que por um lado, a estratégia de um plano comum entre diversos parceiros do concelho se constitui como uma mais-valia uma vez que permite uma melhor monitorização e controlo das situações de isolamento, por outro, permite ainda a partilha de conhecimentos e experiências entre as diferentes áreas do saber. 

O objetivo principal deste projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida através da promoção do envelhecimento ativo, da solidariedade inter-geracional e institucional. Para sua concretização serão realizadas uma série de atividades como a criação de uma base de dados, interativa e disponível para os parceiros do projeto para acompanhamento e vigilância das situações; a criação de uma equipa/piquete para acompanhamento das situações identificadas, com o encaminhamento para as diversas instituições de acordo com as necessidades detetadas. Serão ainda desenvolvidas atividades de lazer e de melhoria do bem-estar físico e psicológico através da prática de atividades desportivas.

Os parceiros envolvidos são: Município de Vila Verde, GNR de Vila Verde, GNR da Vila de Prado, Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Vila Verde, Bombeiros Voluntários de Vila Verde e Proteção Civil.

GNR Vila Verde
Rua dos Bombeiros, nº 59
4730-722 Vila Verde
Tel:  253320100
Fax: 253320108

GNR Vila de Prado
Avenida do Cávado, n.º 16
4730-460 Vila de Prado
Tel:  253929120
Fax: 253929128

Instituto da Segurança Social de Vila Verde
Rua Doutor Domingos Lopes
4730-703 Vila Verde
Tel: 253310600

Bombeiros Voluntários de Vila Verde
Av. Dos Combatentes Grande Guerra Colonial
4730-064 Barbudo
Tel:  253310390
Fax: 253312434

UCC de Vila Verde
Rua Dr. Domingos Oliveira Lopes
4730-722 Vila Verde
Tel:  253310850
Fax: 253310851

Município de Vila Verde
Praça do Município
4730-733 Vila Verde
Tel:  253310500
Fax: 253312036